InícioCastelo BrancoAlunos de música vencem concurso em Lisboa

Alunos de música vencem concurso em Lisboa

O aluno da ESART Fernando Brites, o grupo Colapseis e o Trio Dubium, constituídos igualmente por estudantes de Artes no Politécnico de Castelo Branco, ganharam prémios, nos dias 25 e 26 no Festival-Concurso de Acordeão Folefest, que se realizou na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa.

O Festival-Concurso Folefest dura há 10 anos e tem permitido, ao longo do tempo, a presença de músicos de enorme qualidade artística, como forma de prestigiar o acordeão. O concurso foi composto por duas provas, uma de acordeão solo e uma nas categorias de música de câmara.

Na prova de Acordeão Solo, Categoria D, Fernando Brites brilhou e arrecadou o primeiro prémio. Ganhou também o primeiro prémio o grupo Colapseis, constituído por Ana Domingues (flauta transversal), Daniel Mota (oboé), Bárbara Dias (clarinete), Inês Lemos (fagote), Márcia Eira (trompa) e Fernando Brites (acordeão) nas provas de Música de Câmara, categoria Música Câmara nível superior. Na mesma categoria, o Trio Dubium, constituído por Tiago Oliveira (clarinete), António Bento (violoncelo) e Adriana Fernandes (acordeão) ganhou o terceiro prémio.

O Festival-Concurso Folefest permite o encontro entre diferentes orientações técnico-artísticas, a promoção e o desenvolvimento do nível artístico do acordeão de concerto e a sensibilização dos compositores portugueses para a criação de novas obras para acordeão.