InícioBelmonteFábrica de sapatos já em funcionamento

Fábrica de sapatos já em funcionamento

Máquinas completamente novas, diversificado stock de pele, bobinas com metros de fio e uma dúzia de trabalhadoras prontas para começar a cortar e a costurar, tendo em vista a produção da cobertura de uma sandália, de um sapato ou de uma bota. Foi este o cenário encontrado na Quinta da Chandeirinha, no primeiro dia de laboração da fábrica de calçado Classic Belmonte Shoes.
Nas próximas semanas vão chegar outras tantas funcionárias. “Vamos agora com calma, temos de dar formação a cada uma delas, pois não são pessoas especializadas neste setor. Mas acredito que nesta primeira fase, e neste espaço, poderemos criar 25 postos de trabalho. Para já vamos fazer aqui apenas o corte e costura de calçado de senhora, numa previsão de 300/400 pares por dia. Depois vemos como as pessoas se adaptam ao trabalho e analisaremos se podemos colocar objetivos mais ambiciosos”, afirmou o empresário António Ferreira, que já investiu quase 500 mil euros.

fabrica sapatos belmonte

Contudo, esse valor vai chegar aos dois milhões, uma vez que a unidade vai mudar-se futuramente para um espaço maior no Parque Empresarial de Belmonte. “Espero que dentro de um ano já possamos passar para a localização definitiva. A candidatura está aprovada, há que construir o pavilhão de raiz. Acredito que em 2018 já lá estaremos. E aí já haverá condições para fazermos peças completas, não só de senhora, mas também para homem, pois poderemos chegar aos 70 trabalhadores”, referiu o proprietário, durante a inauguração, adiantando que a “empresa-mãe”, em Oliveira de Azeméis, já vende cerca de 100 mil pares por ano, sendo que 80 por cento da produção segue para o estrangeiro, nomeadamente para França, Espanha, Holanda, Inglaterra, Dinamarca e muito em breve para os Estados Unidos da América.
Neste momento, António Ferreira só produz calçado para outras empresas, mas em breve vai avançar com a criação de marca própria.

Dias Rocha António Ferreira

“Que seja a primeira de muitas”

Presente na inauguração da Classic Belmonte Shoes, o presidente da Câmara, António Dias Rocha, não escondeu a satisfação por poder contribuir para a criação de postos de trabalho, que foi, de resto, uma das suas bandeiras eleitorais e uma ideia continuadamente vincada ao longo dos três anos de mandato.
“Esta já está. Há muitos anos que não se instalava em Belmonte uma empresa desta dimensão. Que seja a primeira de muitas a abrir no nosso concelho. Que haja mais empresários, como o senhor António, a acreditar que temos potencial não só pela situação geográfica, mas também porque temos pessoas com qualidade para trabalhar e com vontade de trabalhar”, sublinhou o autarca, acrescentando que a “Câmara tudo fará para atrair mais investidores”.
Dias Rocha informou que o projeto do novo hotel está a andar e será apresentado esta semana na CCDR do centro, mas admitiu, por outro lado, que o polo da universidade suíça “está em banho-maria, em reflexão, porque a instituição virou-se mais para Inglaterra”.

Filipe Sanches